terça-feira, 21 de abril de 2009

The Blues Brothers O Fime 1980


Os Irmãos Cara de Pau
(The Blues Brothers, EUA, 1980)

Gênero: Comédia
Duração: 133 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora(s): Universal Pictures do Brasil
Produtora(s): Universal Pictures


The Blues Brothers, os populares Irmãos Cara-de-Pau no Brasil, são um dos grandes ícones dos anos 80. Todos de preto, cercada de gente boa (James Brown, Aretha Franklin, Ray Charles, etc...), Mas a história do projeto começou bem antes, lá pelo final dos anos 60, mais precisamente em 1969: Paul Shaffer, líder da banda que fazia o programa semanal Saturday Night Live,

recebeu um telefonema de Marshall Checker, da gravadora Checkers Records, que indicou a ele um grupo muito bom de Chicago, que tocava blues em pequenos clubes locais.
A banda era liderada por Jake e Elwood Blues, condinomes de John Belushi e Dan Aykroyd. Os dois fariam parte do programa anos depois e debutaram em 1976, fantasiados de abelha para interpretarem "I'm A King Bee", de Slim Harpo. A popularidade do duo foi crescendo gradativamente, até virarem estrelas de primeiro nível.

Nessa época, já contavam com músicos respeitadíssimos, como o espetacular guitarrista Steve Cropper e o baixista Donald "Duck" Dunn, freqüentadores da gravadora Stax, um dos berços da música negra norte-americana. Aos poucos, foram acrescendo novos talentos, caso do outro guitarrista, Matt "Guitar" Murphy.

capa do disco Briefcase Full of BluesEm junho de 1978, eles abriam os shows do comediante Steve Martin no Universal Amphitheater. A recepção foi monstruosa e resolveram lançar o primeiro disco da banda.

Batizado de Briefcase Full of Blues e gravado ao vivo, o LP bateu na casa dos 40 mais vendidos, graças às regravações de "Soul Man" (clássico de Sam & Dave) e de "Rubber Biscuit." O disco rendeu platina dupla (mais de dois milhões de cópias vendidas) e o topo das paradas dos Estados Unidos.

Com o sucesso, Aykroyd resolveu montar um filme sobre a banda, misturando comédia, com números musicais. Para a direção foi chamado o diretor John Landis que conta um pouco da idéia original: "The Blues Brothers é realmente uma comédia musical, mas bem diferente daquelas inventadas pela Broadway. Jake e Elwood são dois genuínos cavaleiros que vão em uma cruzada para conseguirem US$ 5 mil e salvarem o orfanato em que foram criados. Eles são pessoas boas, simpáticas e são muito atraentes ao público."

Dan Aykroyd conta que pensou em uma idéia divertida, e ao mesmo tempo, trágica: "são dois vagabundos que querem se tornar pessoas direitas e buscam a redenção, mas que só conseguem mais confusão."

John Belushi disse mais: "Jake, o meu personagem, ama beber, música e tem uma vida acidentada. Sua loucura irrita Elwood, que é um cara religioso, que se preocupa com detalhes, apesar de dirigir feito um lunático, o que deixa Jake desesperado."

Belushi chamou o filme de um tributo à música negra americana, e para isso se cercou dos grandes nomes do gênero: Aretha Franklin, James Brown, Ray Charles, Cab Calloway, misturando blues, rock and roll, soul, country e rhythm and blues, no caldeirão.

A história é mais ou menos assim: Elwood vai buscar Jake na cadeia, em um antigo carro da polícia, o fantástico bluesmobile. Jake fica enervado e argumenta que acabou de sair da cadeia e odiou a idéia de ter que entrar em um carro policial e pergunta pelo velho bluesmobile. Elwood disse que ele foi trocado por um microfone, deixando Jake ainda mais furioso, que xinga seu irmão. Elwood ainda tenta mostrar as qualidades do automóvel - "tem motor de tira" -, sem convencer o irmão. Elwood tem a primeira crise de raiva e acelera o carro quando uma ponte levadiça está sendo erguida, voando com o carro.

Ao longo do filme, Elwood mostrará uma habilidade de deixar Senna, Schumacher, Prost e Piquet enciumados. Porém, conseguirá arranjar alguns "fãs", como a polícia, o partido nazista, um grupo de música country, etc.

Os dois vão conversar com a freira que os criou e descobrem que se não conseguirem US$ 5 mil em 11 dias, o orfanato será vendido.
A primeira providência é reunir a banda, idéia que Jake tem após ser "iluminado" pelo reverendo James Brown. O problema é reativar o grupo e eles partem em uma aventura com momentos inesquecíveis.

Contar o filme é inútil e perderia toda a graça de sentar e dar boas gargalhadas, mas vale prestar atenção na participação de Ray Charles, no mínimo, inusitada.

O filme ainda conta com uma personagem misteriosa, cuja participação só será desvendada no final: Carrie Fisher, a Princesa Leia de Stars Wars.

Ela praticamente não fala durante a película, mas tenta liquidar a dupla, utilizando lança-chamas, bazucas, e outros brinquedinhos delicados de menina.
Aykroyd conta que ele e Belushi tinham raízes musicais diferentes: "John era mais ligado ao rock e ao heavy metal, e eu, ao blues. Resolvemos sentar e ver quais músicas tínhamos em comum para montar a banda e resolvi escrever o roteiro."

Quando o filme começou a ser rodado em Chicago, a equipe levou três meses e meio escolhendo a locação e o produtor Robert K. Weiss conta que receberam uma colaboração inestimável de toda a comunidade: "raramente eu encontrei uma cidade tão aberta a ceder locações e colaborar com tantos atores locais. Isso resultou em uma atmosfera única." Um dos grandes momentos dessa colaboração é John Lee Hooker, cantando em uma feira local.
Boom Boom Boom ( John Lee Hooker )

Video da cena
Todas as cenas foram cuidadosamente pensadas, como a perseguição de carro dentro do shopping center e também a libertação de Jake da prisão de Joliet, que levou três dias e contou com presos reais.
Você já se perguntou se eles realmente destruíram um shopping para fazer uma das mais famosas cenas neste filme? O famoso shopping da cena de perseguição de carros Dixie Square Mall. Fãs do filme podem desfrutar o vídeo abaixo, que mostra momento a momento da perseguição da cena do filme com um carro de policia igual ao Bluesmobil no mesmo shopping (agora totalmente deserto e desmoronando).


Para a seqüência do concerto - que tomou quatros dias de filmagens - Belushi e Aykroyd faziam shows fora das câmeras para a platéia recrutada, antes que eles morressem de tédio.
E o filme conta com espetaculares presenças de astros da música. Apesar de terem uma fraca atuação como atores - normalíssimo, por serem músicos - as performances de Aretha e Ray Charles, arrepiam, para dizer o mínimo. As pré-gravações desses números foram realizadas em Chicago com os cantores e a banda toda.

E entraram para a história a indefectível indumentária dos irmãos: ternos, chapéus e óculos pretos. Inspirados em capas de discos de jazz dos anos 50, adicionaram óculos de sol e criaram um estilo imitado até hoje.

O filme foi um estrondo sucesso e a trilha-sonora foi outra obra de arte e de grande vendagem.
Apesar de faltarem alguns números da película - o disco rendeu uma disputada excursão promocional, aumentando ainda mais o culto aos "blues brothers". No mesmo ano é lançado um álbum ao vivo - Made In America -, mas o culto sofreu uma queda brusca quando John Belushi morreu, de overdose de heroína e cocaína, no dia 5 de março de 1982, aos 33 anos, em uma história até hoje envolta em mistério. Com sua morte, boa parte do carisma sumiu, apesar da dupla ser homenageada e copiada ao longo dos anos.

Na reedição do filme como The Blues Brothers 2000, com números antigos recriados e um grande numero de músicos convidados - o que acha de uma banda rival que tem como guitarristas B.B. King, Eric Clapton e Bo Diddley? -
Em 1988, os músicos originais - Cropper, Dunn, Murphy, reformaram a banda para uma excursão mundial, com Eddie Floyd nos vocais.
Hoje, o culto segue inabalável e recentemente foi lançado um DVD especial contando os 25 anos da produção.





Curiosidades sobre The Blue Brothers:

- Esta é a 2ª vez em que o diretor John Landis e o ator John Belushi trabalharam juntos. A anterior fora em Clube dos Cafajestes (1978).

- Esta foi o 1º de 7 filmes em que o diretor John Landis e o ator Dan Aykroyd fizeram juntos. Os demais foram Trocando as Bolas (1983), No Limite da Realidade (1983), Spies Like Us (1985), Um Romance Muito Perigoso (1985), Os Irmãos Cara-de-Pau 2000 (1998) e Plano de Risco (1998).

- Este foi o 2º de 3 filmes em que Dan Aykroyd e John Belushi atuaram juntos. Os demais foram 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1978) e Neighbors (1981).




- Os Irmãos Cara-de-Pau na época de seu lançamento bateu o recorde de número de carros batidos em um filme.


- Os Irmãos Cara-de-Pau usou em suas filmagens 60 carros de polícia, 78 dublês e possuía um elenco de 91 atores.
No filme foram utilizados 13 diferentes carros comprados em leilão a partir da Califórnia Highway Patrol para retratar o Bluesmobile, ostensivamente um Antigo 1974 Mount Prospect, Illinois Dodge Mônaco radiopatrulha. Os veículos foram equipados pelo estúdio para fazer tarefas de condução especial, alguns especialmente para altas velocidades e saltos e outros, dependendo da cena. Para a grande perseguisão, foram comprados 60 carros da polícia a 400 dólares cada um, e a maioria foram destruídos após a conclusão das filmagens. Mais de 40 motoristas foram contratados e mecanicos mantidos por 24 horas a postos para consertar carros.
Para a cena quando os Blues Brothers finalmente chegam ao Richard J. Daley Center, um mecânico levou vários meses para equipar o carro para a desmontar sózinho. As estátuas, parecendo estar a olhar com preocupação quando o carro se desmonta, existem realmente no Cook County Building. Na altura do lançamento do filme, que detinha o recorde mundial para a maioria dos carros destruídos em um filme até que foi ultrapassado pelo seu próprio sucessor o The Blue Brothers 2000.
- Os diretores Steven Spielberg, Frank Oz e o próprio John Landis aparecem em pequenas pontas.


- A atriz Carrie Fisher foi a apresentadora do 1º episódio do programa "Saturday Night Live" em que os irmãos cara-de-pau apareceram.

- Toda vez que a janela do apartamento de Elwood é mostrada em cena um trem está passando do lado de fora.

- O orçamento de Os Irmãos Cara-de-Pau foi de US$ 27 milhões.



A Banda


* John Belushi..."Joliet" Jake Blues vocalista * Dan Aykroyd...Elwood Blues, gaita e vocais * Steve Cropper...Steve "Coronel" Cropper, guitarra rítmica e vocal de apoio * Donald "Duck" Dunn...Donald "Duck" Dunn, baixo * Murphy Dunne...Murphy "Murph" Dunne órgão * Willie Hall...Willie "Too Big" Hall, baterista e percussão * Tom Malone...Tom "Bones" Malone, trombone, saxofone e vocais de apoio * Lou Marini..."Blue Lou" Marini, saxofones e vocal de apoio * Matt Murphy...Matt "Guitar" Murphy guitarra solo * Alan Rubin...Alan "Mr. Fabulous" Rubin, trompete, percussão e vocais de apoio


Diretor(es) / Directors
John Landis

Roteirista(s) / Writers
Dan Aykroyd
John Landis

Elenco / Cast
Jake Blues¹
Elwood Blues¹
James Brown (1)
Cab Calloway
Ray Charles (2)
Aretha Franklin
Steve Cropper
Donald Dunn
Murphy Dunne
Willie Hall
Tom Malone
Lou Marini
Matt Murphy (2)
Alan Rubin
Carrie Fisher
Henry Gibson
John Candy
Kathleen Freeman (1)
Steve Lawrence (1)
Twiggy
Frank Oz
Jeff Morris (1)
Charles Napier
Steve Williams¹
Armand Cerami
Tom Erhart
Gerald Walling SJ¹
Walter Levine
Alonzo Atkins
Chaka Khan
Stephen Bishop (1)
John Landis
Kristi Oleson
Gary McLarty
Joe Cuttone
Shotgun Britton¹
Toni Fleming
Judy Jacklin¹
Rosie Shuster
Paul Reubens
Ben Piazza
Gwen Banta
Lari Taylor
Cindy Fisher
Elizabeth Hoy
Tony M. Conde
Eugene J. Anthony
Dean Hill
Gary Houston
Jack Orend
Gene Schuldt
Charles Mountain
John Lee Hooker
Walter Horton
'Pinetop' Perkins¹
Steven Spielberg
Willie 'Big Eyes' Smith
Luther 'Guitar Jr.' Johnson
Calvin 'Fuzz' Jones
Carolyn Franklin
Brenda Bryant Corbett
Margaret Branch
Devoreaux White¹
Sheilah Wells
Lou Perry¹
Stan Mazin
Russ Bruzek
Blair Burrows
Jack Callahan
Gene Janson
Gil Pearson
Aaron Jais
Lemetrius Daniels
Jeff Cahill (2)
Curt Clendenin
Steve Cruz (2)
Leonard Daniels
Sean Hayden
Babatunde Myers
Gary Patzik
J. Bernard Walton
Butch Williams (1)
Wally Engelhardt
Michael Klenfner
Ralph Foody
Lenny Garner¹
Andrew Goodman (1)
Edward Donno¹
Joe Walsh (1)
Shirley Levine
Paul Butler (1)
James Avery
Raven De La Croix
James DuMont
Tony Farella
Norman Matlock
Vicki Petite
John Ring
Steven Rozic
Paul Swearingen
Bill Telfer

Fotógrafo(s) / Cinematographers
Stephen M. Katz

Produtor(es) / Producers
Bernie Brillstein
George Folsey Jr.
David Sosna
Robert K. Weiss

Compositor(es) / Original Music
Elmer Bernstein

Montagem / Editors
George Folsey Jr.

Diretor(es) de Elenco / Casting Directors
Michael Chinich

Desenhista(s) de Produção / Production Designers
John Lloyd¹

Direção de Arte / Art Directors
Henry Larrecq

Decorador(es) / Set Decorators
Hal Gausman
Leslie McCarthy-Frankenheimer

Figurinista(s) / Costume Designers
Deborah Nadoolman

Maquiagem / Make-up
Shotgun Britton¹
Ron Smith¹
Julia Walker¹

Supervisor(es) de Produção / Production Managers
Robert Latham Brown
Tom Joyner (1)
Fran Roy

Diretor(es) Assistente(s) / Assistant Directors
Randy Carter (2)
Richard Espinoza
Leonard R. Garner Jr.
David Sosna
Jerram Swartz¹
John Syrjamaki
Brian Whitley

Departamento de Arte / Art Department
Ken Adachi
Aaron C. Holden¹
Delane Lytle
Bob Magee
Michael C. Milgrom¹
Clint Robinson
Charles Breen
Robert E. Knight
Kenneth Milfred
H. John Ramos

Departamento de Som / Sound Department
George Fredrick
Bob Glass¹
Lorinda Hollingshead¹
Bill Kaplan¹
Buzz Knudson¹
Don MacDougall
Earl Sampson
Scott D. Smith
John Stacy (1)
John Strauss (2)
Roger Sword
Robert Bradshaw
Michael D. Wilhoit

Departamento de Efeitos Especiais / Special Effects Department
Art Brewer¹
Roger Hansen
Karl Miller¹
Jim Rollins
Leo Solis¹
Bob Worthington¹
Robert Cole (1)

Departamento de Efeitos Visuais / Visual Effects Department
Syd Dutton
Fred Griggs
Bill Taylor (1)
Albert Whitlock
Henry Schoessler

Dublês / Stunts
James E. Allard
John Ashby (1)
Bobby Bass
Pamela Bebermeyer
Ray Bickel
Clay Boss
Mary Boss¹
Steve Boyum
Janet Brady
Greg Brickman
Layne Britton
Jophery C. Brown
Uncle Bud
Blair Burrows
Gilbert Combs¹
William J. Couch¹
Jean Coulter
Carol Daniels
Jadie David
Eddy Donno
'The Champ' Donut¹
Bud Ekins
Kenneth Endoso¹
Gary Epper
Jeannie Epper
Richard Epper
Stephanie Epper
Lenny Gear¹
'Kidd' Gilbert¹
Mickey Gilbert
James M. Halty
Charles Hayward¹
Freddie Hice
Johnny Hock
Chuck Hollum
Tom Huff¹
Dean Jeffries
Harold Jones (1)
Jumbo
Whiz Kid
Walt La Rue
Terry Leonard (1)
Terrible Leon
Gary McLarty
Karen Werner¹
Bennie E. Moore Jr.¹
Stevie Myers
Alan Oliney
Kitty O'Neil (1)
Brad Orrison
Mark Orrison
Victor Paul
David Perna
Charlie Picerni
Lee Pulford
J.N. Roberts
R.A. Rondell
Wally Rose
Tanya Russell
Sharon Schaffer
Bill Sherman
Jan Michael Shultz
John Sistrunk
Peter Stader
Tom Steele
Joe Stone
Huff 'N' Stuff¹
Bob Terhune
Sammy Thurman
Casey Van Horn
Bud Walls
Ethan Wayne
James E. Wayne
Brian Whitley
Karl A. Wickman
Walter Wyatt
Jonathan Yarbrough
Dick Ziker
Steven Burnett
Scott Hamilton (1)



Fontes : Wikipédia - Mofo - Blues Brothers Central - Answers.com

Nenhum comentário:

TRILHA BLUES FILMESBLUES SITE
Voltar à Pagina Principal